2 - Em Moisés e Após – Instituição de Algumas Ofertas e Taxas

Instituição da consagração de todos os primogênitos:

Ex 13:2 - Deus consagrou para Ele todo o primogênito, tanto de homens como dos animais. Deveriam ser devolvidos ao Senhor como oferta dos primogênitos. Todos os primogênitos, fora os das jumentas que seriam resgatados (trocados) por ovelhas e os dos homens que seriam também resgatados (através da Tribo de Levi), seriam sacrificados ao Senhor. (Veja restante do capítulo). Desta forma já existiriam milhares de animais que seriam sacrificados diariamente.


Os judeus teriam que fazer pelo menos três viagens por ano a Jerusalém:

Ex 23:17 - Incluí aqui este texto para mostrar a dinâmica da vida dos judeus, como seria na terra prometida, em questão de viagens: Três vezes por ano deveriam se apresentar diante do Senhor para as festas principais. Guarde bem isso que servirá mais para diante: Os judeus ocupariam seu tempo em trabalhos, etc. Mas parte deste tempo deveria ser dedicado ao Senhor. Não somente os sábados, mas em pelo menos três vezes ao ano, deveriam se tornar peregrinos e irem a Jerusalém. Isso acarretaria despesas de viagens e depesas lá, nos dias que passassem na presença de Deus. Em Nm 28 e 29 Moisés estabelece detalhes sobre as festas, os holocaustos, etc.


Instituição da oferta das primícias (oferta não voluntária, isto é, obrigatória):

Ex 23:19 - Aqui vemos o estabelecimento da devolução a Deus das primícias. Não somente as primícias dos homens e dos animais, isto é, os primogênitos, mas agora, as primícias dos frutos da terra. Esta lei vem antes da lei dos dízimos. Veja bem, antes estão vindo as leis de oferecimento a Deus mesmo, diretamente.

As primícias das colheitas deviam ser oferecidas na Páscoa, e nada da nova safra poderia ser usado enquanto não se fizesse isso, Lev 23:14. A primeira safra de um novo pomar (no 4ª ano),devia ser dada a Deus, e nenhum fruto daí podia ser usado até que isto se fizesse; a idéia era a seguinte: a safra era impura até que o seu produto fosse dedicado a Deus. Lição: Colocar Deus em primeiro lugar na vida (Halley, 133)". Ver ainda Ex 34:26; Lv 23:9-14.


Instituição de taxas "per capitas" destinadas ao Templo:

Ex 30:11-16 - Muito importante esse texto. Aqui Deus estabelece um resgate pessoal para cada um que fosse contado, um tipo de imposto, uma taxa que seria remanejada diretamente à tesouraria da Tenda da Congregação, Tabernáculo, depois, Templo em Jerusalém. Note bem, não é dízimo, mas uma taxa que seria cobrada quando se fizesse o recenseamento dos filhos de Israel. Esta taxa não era proporcional mas de valor exato e igual para todos: meio siclo. Um siclo equivalia a 4 denários, que equivalem a 16 centavos de dólar (Halley, 35). Moisés arrecadou ( Ex 38:25,26) 100 talentos e 1775 siclos, referentes a 603 550 arrolados, de vinte anos para cima.


Instituição, através do precedente da construção do Tabernáculo, da coleta de ofertas voluntárias para fins específicos:


Ex 35:4-9 - Deus ordena que sejam recolhidas ofertas para a construção do tabernáculo e diz que materiais iria necessitar: Ouro, prata, bronze, estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, etc. Podemos tirar uma lição para hoje: Porque gastar os dízimos dos levitas na construção de templos? Deus não mandou trazer os dízimos para que fosse construído o tabernáculo e sim ofertas, que tiveram estas peculiaridades:
1- Foi ordenada por Deus numa época específica, para uma necessidade específica. Moisés solicitou dando as especificações e a destinação da oferta.

2- Deveria ser voluntária, segundo o que se sentisse no coração: Ex 35:5, 21. Quem movia o coração e impelia os espíritos para que se fizessem generosas doações? Era Deus.

3- Teria destinação correta e não precisaria de ser substituída por dízimos, indevidamente. Se a Igreja dedicar os dízimos para o correto uso dos levitas, Deus moverá os corações para ofertas especiais, segundo Sua vontade.

4- Deus abençoou tanto que foi preciso proibir que se trouxesse mais do que o necessário: Ex 36:6,7!


Instituição de ofertas obrigatórias e voluntárias para sacrifícios:

Lev 1-7 - Aqui nós vamos aprender o que Deus determinou sobre os sacrifícios. Preste atenção que em alguns casos tudo era queimado, em outros os sacerdotes comiam uma parte, em outras os ofertantes também comiam. Depois você verá que relação tem tudo isso com os dízimos também. Note que os dízimos são considerados na Bíblia ofertas e fazem parte de um princípio geral sobre as ofertas.

Lv 1:1-9 - Holocausto - Tudo é queimado - Nos versos 6 a 9 lemos; "então ele (o ofertante) esfolará o holocausto e o cortará em seus pedaços. E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, e porão em ordem lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, o sacerdote, colocarão em ordem os pedaços, a saber, a cabeça e o redenho, sobre a lenha que está no fogo sobre o altar. Porém as entranhas e as pernas o sacerdote as lavará com água; e queimará tudo isso sobre o altar: é holocausto, oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor".

Lv 2: 1-16 - Ofertas de manjares - Uma porção é queimada, o restante é do sacerdote e seus filhos - Nos versos 2 e 3 lemos: " Levá-la-á aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha, e do seu azeite com todo o seu incenso, e os queimará como porção memorial sobre o altar: é oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor. O que ficar da oferta de manjares, será de Arão e de seus filhos".

Lv 3:1-17 - Sacrifícios pacíficos - A gordura e os rins eram queimados perante o Senhor. Não podiam comer gordura nem sangue.

Lv 4:1-35 - Sacrifícios por pecado de Ignorância- A gordura e outras partes eram queimadas perante o Senhor e o restante queimado fora do arraial, num lugr determinado. Mas não se comia nada dela.

Até o capítulo sete vai sendo estipulado o que seria do sacerdote e de seus filhos. Note bem: até aqui, já vemos uma maneira do sacerdote ser alimentado. Mas aqueles que estariam em serviço. E os que estivessem longe? Como poderiam comprar bens, roupas, etc? E os levitas? Veremos adiante.

Um comentário:

Ana Cristina disse...

Deus te abençoe por este estudo tão profundo, completo e com a característica de alguém que quer realmente conhecer a Deus e seus mandamentos.

Tenho tido dúvidas sobre isso a um bom tempo e venho estudando sobre o assunto para colocar em um post no meu blog, seu livro tem me ajudado demais! Estou lendo ele acompanhando a leitura de todos os textos que vc coloca (lendo os capítulos inteiros).

Sempre serei dizimista e ofertante, minha intenção não é deixar de dizimar porque a Bíblia não estipula no NT o valor de 10% como obrigatório. Entendi que o dízimo recebe, no tempo da graça, uma maior amplitude na vida de quem vive buscando primeiro as coisas que vem do alto, de quem vive pela fé no suprimento divino, de quem sabe repartir aquilo que já ganhou de Deus.

Quando puder dá uma olhada em meu blog, quando eu postar meu texto eu te aviso para vc dar uma olhada (claro que coloco seu livro em minhas referências!)

Abraços!