Introdução

Uma Falsa “Nova Revelação” no Antigo Século Vinte!!

Existe um livro escrito pelo pastor Jerônimo Onofre da Silveira que é mais que uma interpretação de textos bíblicos. Pretende completar ainda a revelação dada por Deus. Na ante capa do livro lemos sua apresentação: “Este livro não é fruto de pesquisas ou de acúmulo de experiências ministeriais. Tudo o que você ler e constatar em suas páginas é fruto de uma PODEROSA REVELAÇÃO DE DEUS. Em junho de 1987 Deus me revelou a mensagem do livro “O DOM DE ADQUIRIR RIQUEZAS” e no mês de novembro de 92, o Senhor me confiou a revelação sobre os “EXTERMINADORES DE RIQUEZAS”. Pois bem, o livro que temos em mãos é o segundo e seu conteúdo é a nova interpretação de Joel 1:4 a respeito dos gafanhotos exterminadores. Aqui vemos que não se segue regra hermenêutica alguma a sério porque já começa por desobedecer o mais importante, que o apóstolo Paulo chamou de anátema: nova revelação de Deus, em nossos tempos, completando a Palavra Revelada. Se fôssemos dar lugar a isso então teríamos de levar mais a sério as revelações dadas a Smith (Mórmons); às dadas para a Sra. White, dos adventistas ou até mesmo, porque não pensar na possibilidade de Deus estar ajudando alguns espíritas a psicografarem seus livros? O que fazer do livro do Moon, o “Livro dos Princípios” que inicia dizendo que a nova revelação mostra que houve um triângulo amoroso e sexual entre Adão, Eva e Satã?

No livro dos gafanhotos lemos que existem quatro legiões de demônios cuja tarefa é atacar as riquezas e não são exorcizados através de orações nem jejuns nem pelo nome de Cristo, mas através do fato de se entregar os dízimos corretamente. Também diz que Deus falou para ele que a Igreja ajudar ao pobre materialmente não é caridade mas alimentar o diabo. Defende a tese que somente através do fato de não ser dizimista é que alguém perde riquezas e então conclui que Jó não era dizimista e quando se tornou, conhecendo melhor a Deus e se convertendo, é que Deus restituiu tudo para ele.

Porque um livro assim engana a tantos cristãos? Porque os cristãos estão conhecendo muito pouco do verdadeiro significado dos textos bíblicos; estão fracos na doutrina; não conhecem as regras da hermenêutica e exegese como deveriam; e, principalmente, porque tais livros são escritos “baseados” nos textos bíblicos e estes textos, que são respeitados por serem a Palavra de Deus, continuam a ser respeitados fora do contexto, de forma errada!! Há medo nos cristãos de sentirem dúvida sobre uma afirmação que se faz citando um texto bíblico, por mais desconexa que seja!!! Mas os bereanos não tinham medo e olha quem falava para eles: nada menos que o apóstolo tão honrado aprovado por Deus: Paulo!!

Infelizmente, porém, os doutrinadores, mesmo nas Igrejas mais tradicionais e exigentes no quesito "exegese", têm desvirtuado o sentido do dízimo porque existe algo em jogo: a arrecadação da Igreja. Uma pessoa de minhas relações ouviu um pastor presbiteriano, portanto da Igreja que nos orgulhamos sempre em dizer Sola Fide - Sola Gratia - Sola Scriptura (somente a fé, somente a graça, somente as Escrituras), dizer para outro: "nós sabemos a verdade, mas não podemos pregar ela toda, pois precisamos de arrecadar os dízimos". Um professor muito querido, em minha época da faculdade de teologia dizia: "a Palavra de Deus é como um leão; ela sabe se virar sozinha". Citando este texto não estou enfatizando que não deva haver livros apologéticos, porque Deus usa seus servos neste mister e é um desafio fazer isto sem cair no erro do desrespeito aos de fé diferente. O que desejo enfatizar aqui é que o texto bíblico pode e deve ser explicado na sua melhor claridade conseguida com a luz que temos, sem medo de que algo venha a nos ser tirado. Na idade média e até início do século vinte ainda, mesmo que pasmemos, alguns líderes religiosos torciam para o povo não ler a Bíblia, senão poderiam deixar de aceitar alguns dógmas impostos com o passar dos séculos. Na época da escravidão um dos maiores perigos para os senhores era que seus escravos deixassem de ser analfabetos; até alguns maridos não queriam que suas esposas ficassem muito "sabidas". Todo este desrespeito e prejuizo a terceiros são levados a efeito por líderes egoístas e desonestos; ou egoístas e ignorantes.

A proposta que apresentamos aqui é um estudo do assunto na Palavra de Deus que seguirá método cronológico. Isto é, vamos começar do Gênesis, fazendo um estudo no Antigo Testamento, seguindo a própria cronologia da revelação. Depois passamos ao Novo Testamento, estudamos os Evangelhos, observando o lançamento dos princípios norteadores, a respeito do assunto estudado, da Nova Dispensação, feito por Jesus. Em seguida avançamos no estudo da prática do Evangelho no livro de Atos e, finalmente, na aplicação dos princípios dados por Cristo às diversas Igrejas e a várias circunstâncias, assim como a revelação final da vontade de Deus a respeito do assunto estudado.
No estudo do Antigo Testamento o estudante deverá ser paciente ao ver apresentados muitos textos sobre sacrifícios, holocaustos e outros. Mostraremos, no desenvolver do estudo que tem tudo a ver com os princípios que regem também os dízimos e as ofertas em dinheiro.

Nenhum comentário: