4 - Como Eram Administrados os Dízimos


Os dízimos eram administrados da seguinte forma:

1- Em primeira instância pelo ofertante:

a- Tomava uma parte para si, para comer com sua família em Jerusalém.

b- Entregava outra parte, o que era arrecadado no terceiro ano (portanto 1/3) para os levitas de sua cidade, estendendo aos estrangeiros, órfãos e viúvas.Pode ser que em algumas cidades houvesse uma tesouraria para isso, mas quem resolvia a quem entregar era o ofertante. Veja texto acima.

c- O restante era enviado para Jerusalém onde ficava a maior parte dos levitas e sacerdotes. Havia tesourarias na Casa do Senhor.

Temos visto tantos servos do Senhor pregando que o crente não pode administrar seu dízimo!! E tem sido colocada uma carga mui pesada sobre os cristãos que se sentem em pecado, caso não levem 100% dos dízimos à tesouraria da Igreja, e ao mesmo tempo vêem pastores, missionários, e outros levitas passando necessidade, sem serem socorridos pelas Igrejas, que gastam estes dízimos com construções e outros projetos, dinheiro esse roubados inconscientemente dos levitas, de seus filhos e esposas, deixando de dar a eles o que a Bíblia enfatiza: fartura. Não seriam os levitas ricos, mas seriam fartos de alimento e de saúde.

2- A segunda maneira de administrar é, portanto, como ficou demonstrado acima, na segunda instância, isto é, em Jerusalém, pelos tesoureiros que distribuíam os dízimos aos levitas e os dízimos dos dízimos aos sacerdotes.

Um comentário:

Apenas um servo de Yeshua disse...

Porque em Malaquias ordena que se traga SOMENTE os DÍZIMOS á casa do tesouro e não ordena que sejam tragas as ofertas ao mesmo lugar? é porque , os dízimos eram colheitas e animais,mas, as ofertas em dinheiro eram depositadas no gazofilácio, nisto vemos que jamais a igreja ( templo )poderia ser casa do tesouro .Não é mesmo?