7 - Princípios gerais dados por Deus

A partir de Malaquias e tomando outros textos concluiremos que, portanto, os princípios que geram as ofertas em geral (está incluído o dízimo) são:

1- Buscar a Deus em primeiro lugar, reconhecer que tudo vem dEle.

2- Exercício da fé em Deus que cuida de todos.

3- Exercício da obediência a Deus.

4- Possibilitar a comunhão em alegria e fartura na presença de Deus: no culto, na adoração, mostrando Deus que o comerem juntos representava adoração e agradava a Deus: nos sacrifícios Deus tomava para si o “aroma suave" das ofertas queimadas, o sacerdote tomava para si sua porção e o ofertante também. Em muitas Igrejas há riquezas nos mármores e utensílios e pobreza na mesa dos membros!

5- Subsistência para os levitas - Mais referente aos dízimos, providenciar que houvesse continuamente mantimento na Casa do Senhor, isto é, alimento para os milhares de levitas e sacerdotes!

As maneiras de usar o dízimo, portanto eram:

a- Dízimo para festas- Uma pequena parte, como a garantia de uma poupança para ser gasta na presença de Deus, isto é, em Jerusalém. Não deixava de ser santo ao Senhor.

b- Dízimo dos levitas que morassem em cada cidade onde eram recolhidos a cada três anos: Assim os levitas daquela cidade tinham subsistência. Não se destinaria aos pobres em geral também, mas seria extensível aos estrangeiros (provavelmente o viajante), órfãos e viúvas.

c- O restante do montante dos dízimos dos dois anos seriam enviados para Jerusalém. Lá é que estava a maior parte dos levitas (que recebiam dos dízimos) e sacerdotes (que recebiam dos dízimos dos dízimos), ministrando ou esperando por seus turnos. Eram milhares e milhares, alimentados dos armazéns da Casa de Deus. Daí, entendemos assim, é que Malaquias disse precisar haver mantimento na Casa de Deus. Hoje este texto é usado para arrecadar dízimos que servirão para outras finalidades, enquanto milhares e milhares de missionários, viúvas de pastores e de missionários, pastores, obreiros em geral e evangelistas passam por problemas financeiros!

d- Dízimo dos dízimos - Este era o destinado aos sacerdotes, entregues das primícias do que recebiam dos levitas.

6- Com respeito às necessidades materiais e administrativas do Templo: seriam cobradas taxas per capitas e recebidas ofertas voluntárias, determinadas por Deus no íntimo de cada um, para fins específicos.

Nenhum comentário: