3 - Instituição dos Dízimos


Lv 27:30 - "Também todas as dízimas da terra, tanto do grão do campo quanto dos frutos das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor."

Este texto é singular, pois se trata da instituição dos dízimos. Até aqui Deus deu leis ou abriu precedentes referentes a ofertas, tanto obrigatórias (primogênitos, primícias), quanto voluntárias, a exemplo das do tabernáculo. Agora é instituído o dízimo, como lei. Mas por enquanto está sem as regulamentações necessárias.

Nm 18:21-32 - Aqui inicia-se a regulamentação do dízimo:
Nm 18:21: "Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da Tenda da Congregação".
23,b: "Estatuto perpétuo é este para todas as vossas gerações. E não terão eles nenhuma herança no meio dos filhos de Israel."
24: "Porque os dízimos dos filhos de Israel, que apresentam ao Senhor em oferta, dei-os por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.

Vejam, irmãos que aqui fica estabelecido o destino dos dízimos, de modo geral. Mas Deus estabelece ainda o "dízimo dos dízimos":

Nm 18:26: "Também falarás aos levitas, e lhes dirás: Quando receberdes os dízimos da parte dos filhos de Israel, que vos dei por herança, deles apresentareis uma oferta ao Senhor; os dízimos dos dízimos".

28,b: "E deles dareis a oferta do Senhor a Arão, o sacerdote". Aqui subtende-se, e é mostrado depois também, que quando se diz entregar a Arão, refere-se aos seus filhos sacerdotes também, nas gerações futuras. O Senhor continua determinando e fala que o restante deverá ser comido em qualquer lugar, pelo levita e sua casa (Nm 18:31).

Até aqui já dá para analisar que temos aprendido mui pouco sobre os dízimos. É claro que no Novo Testamento, como veremos, o ideal irá muito além da lei da antiga dispensação, mas isto aqui é a base, para que, caso seja negado o que vai muito além, pelo menos o mínimo está aqui estipulado. Prossigamos.


Outros objetivos para o dízimo e outras ofertas:

Dt 12 - Este capítulo é também muito importante para nosso estudo, pois lança mais luz para o entendimento da doutrina dos dízimos e das ofertas. Vemos sendo delineados alguns motivos que levaram o Senhor Deus a estabelecer as ofertas, holocaustos, dízimos, etc.

Dt 12:5,6 Buscareis o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos (sabemos que seria Jerusalém, de Judá), para alí por o Seu nome e Sua habitação; e para lá ireis. A esse lugar fareis chegar os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta das vossas mãos, e as ofertas votivas (cumprimento de votos), e as ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas".

Até aqui vemos que não há nada novo. Mas vamos em frente e vejamos algo singular:

Dt 12:7 - "Lá (em Jerusalém) comereis perante o Senhor vosso Deus, e vos alegrareis em tudo o que puserdes a vossa mão, vós e as vossas casas (famílias), no que vos tiver abençoado o Senhor vosso Deus... (12) E vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus, vós, vossos filhos, vossas filhas, os vossos servos, as vossas servas, e o levita que mora dentro das vossas cidades, e que não têm porção nem herança convosco".

Mais adiante o Senhor mostra como poderá ser usado o dízimo e as ofertas, lá em Jerusalém. Alguns acham que existia um outro tipo de dízimo, que seria tirado dos 90% restantes, e que era usado nas festas. Mas não vemos base para afirmar isso. O importante é que, daqui para frente sempre vai sendo generalizado e fala-se em dízimos sem dizer quais os tipos, se havia. Portanto podemos seguir à frente e ver como seriam usados.

Dt 12:17 - "Nas tuas cidades não poderás comer os dízimos do teu cereal, nem do teu vinho, nem do teu azeite, nem os primogênitos das tuas vacas, nem das tuas ovelhas; nem nenhuma das tuas ofertas votivas, que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem as ofertas das tuas mãos: mas o comerás perante o Senhor teu Deus, no lugar que o Senhor teu Deus escolher, tu, e teu filho, e tua filha, o teu servo, a tua serva, e o levita que mora na tua cidade; e perante o Senhor teu Deus te alegrarás em tudo em que puseres a tua mão. Guarda-te que não desampares o levita todos os teus dias na terra".

Fala mais o Senhor e diz ao judeu que poderá comer de todas as carnes lícitas, que não sejam dos dízimos, nem das ofertas, em qualquer época e em qualquer lugar (20-25) mas volta a explicar e confirmar que o dízimo somente será comido perante o Senhor, em Jerusalém:

12:26,27 - "E virás ao lugar que o Senhor escolher. E oferecerás os teus holocaustos, a carne e o sangue sobre o altar do Senhor teu Deus; e o sangue dos teus sacrifícios se derramará sobre o altar do Senhor teu Deus, porém a carne comerás".

Vamos buscar o entendimento. No momento do sacrifício o ofertante podia comer uma parte do que oferecia a Deus. Era uma comunhão maravilhosa:

-Deus recebendo o aroma suave;

-O sacerdote recebendo sua porção e comendo, no decorrer do dia, ou guardando para a família, etc.

-O ofertante comendo na presença do Senhor em alegria. Pelo menos numa parte já podemos dizer que havia mantimento na Casa do Senhor.

Mas, como o ofertante se alimentaria nos dias em que permanecia antes e depois do dia das ofertas? Estava lá em grande comitiva: seus filhos, noras, genros, servos e servas e os filhos deles; ainda estavam lá arrolados os levitas que moravam em suas cidades e não tinham como se alimentarem ali, fora de casa: aí entrava uma parte dos dízimos. Jerusalém é também, de certo modo, a Casa do Senhor, e estavam na presença do Senhor, quando estavam em Jerusalém para sua peregrinação; lá podiam comer uma parte dos dízimos, não tudo. À luz dos textos que lemos e dos que se seguirão vemos que esta parte dos dízimos retirada era mui pouca, pois somente seria o gasto em Jerusalém, uma vez por ano.

Dt 14:22-29 - Agora vemos que a maior parte dos dízimos, em seus objetivos principais é regulamentada. O mais importante é que os dízimos (salvo a parte comida em Jerusalém (14:23) e alguma parte dada a viúvas e pobres) pertence aos levitas. Mesmo que alguma parte fosse "desviada" deste propósito inicial, vemos com toda clareza que era usado apenas para alimento, para necessitados, seja porque não tinham herança, seja porque estavam fora de casa. Vejam os textos abaixo e comprovem de uma vez por todas que dízimo não tem destinação alguma para construção e outras atividades assim:

Dt 14:27-29 - "Porém não desampararás ao levita que está dentro da tua cidade; pois não tem parte nem herança contigo. Ao fim de cada três anos tirarás todos os dízimos do fruto do terceiro ano, e os recolherás na tua cidade. Então virá o levita (pois não tem parte nem herança contigo), o estrangeiro, o órfão e a viúva, que estão dentro da tua cidade, e comerão, e se fartarão, para que o Senhor teu Deus te abençoe em todas as obras que as tuas mãos fizerem".

Fico pensando em como foram administrados este dízimos. Será que em cada cidade os levitas, os estangeiros, os órfãos e as viúvas tinham de sair de casa em casa recebendo os donativos? Pode ser que existiram celeiros e currais públicos onde os juízes de cada localidade guardavam os dízimos destes terceiros anos e então o "departamento de ação social"daquele "município" fazia a distribuição de acordo com as necessidades dos "arrolados". Mas são apenas especulações.

Dt 26 - É mais um capítulo que acrescenta mais luz ainda sobre a entrega dos dízimos aos levitas. No versos 13 e 14 nós lemos a declaração que o judeu faria na presença do Senhor: "Dirás perante o Senhor teu Deus: Tirei o que é consagrado de minha casa, e dei também al levita, e ao estrangeiro, e ao órfão e à viúva... Dos dízimos não comi no meu luto, e deles não tirei estando imundo, nem deles dei para a casa de algum morto".

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente trabalho! Deus continue vos abençoando!