6 - Lendo Malaquias corretamente


Existem muitos membros de Igrejas Evangélicas que somente conhecem o texto do final de Malaquias, a respeito dos dízimos. Muitos pregadores e diáconos (nos momentos de ofertórios), mesmo lendo outros textos, dão ênfase sempre a Malaquias. E ainda por cima, algo pior, dão ênfase sempre ao fato de "se trazer todos os dízimos à casa do tesouro", e esquecem-se de explicar o que significa "para que haja mantimento em minha casa", que na verdade é a comida dos levitas e sacerdotes!!

Agora, façamos uma leitura de todo o livro de Malaquias. Citarei os textos e transcreverei apenas alguns dos principais deles:

1- O Amor do Senhor por Jacó. 1:1-5
2- O Senhor reprova os Sacerdotes. 1:6-14
"Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do Senhor é desprezível.
-Este pão e os animais eram ofertas trazidas para Deus.
Quando trazeis animal cego, para o sacrificardes, não é isso mal? E quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal?" (1:7,8).
"Pois maldito seja o enganador... oferece ao Senhor um defeituoso"( 1:14).

3- Os sacerdotes são condenados. 2:1-9

"Porque os lábios dos sacerdotes devem guardar o conhecimento... Mas vós vos tendes desviado do caminho... Por isso também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo..." ( 2:6-9).

Os sacerdotes davam o mal exemplo, oferecendo eles mesmos ofertas injustas ao Senhor. Eles ensinavam ao povo a serem infiéis. O povo, sendo infiel, deixava de levar os dízimos, comida dos levitas e dos sacerdotes também. Tudo era caos.

4- Condenação de todos os judeus:

a- Idólatras, que se casaram com gentias idólatras e repudiaram as esposas anteriores, judias, quebrando assim a aliança que Deus cumpria, feita com o patriarca que buscava descendência legítima. 2: 10-16.

"Porque Judá profanou o santuário do Senhor, o qual ele ama, e se casou com adoradora de deus estranho. O Senhor eliminará das tendas de Jacó o homem que fizer tal, seja quem for, e o que apresenta ofertas (sacrifícios, holocaustos, manjares, por voto, etc) ao Senhor dos Exércitos... Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade (que era judia), com a qual tu foste desleal... " (2: 11-14).

b- Condenação por vários outros pecados: 3: 5.

c- Condenação pelo roubo dos dízimos e promessa de bênção para quem fizer o contrário. 3: 1-12.
"Eles trarão ao Senhor justas ofertas (depois da vinda de Jesus)... Então a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor... (3: 3,4).
"Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais... Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento em minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida.

d- Condenação por dizerem palavras duras contra Deus e promessa de bênção para quem fazia o contrário. 3:13-18.

5- Promessas para o tempo em que Israel viveria seguindo o Sol da Justiça (Jesus). 3:15; 4:1-6.

"Eis que envio o meu mensageiro que preparará o caminho diante de mim. De repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança... Eles trarão ao Senhor jutas ofertas... Então a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos... (3:1-4)".

" Pois eis que vem o dia, e arde como fornalha... Mas, para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas". (4: 1,2).

Concluindo o estudo em Malaquias vemos que:

1- Já eram decorridos pelo menos 100 anos depois da volta do Cativeiro Babilônico (Halley) e o povo estava esperando o Messias, mas se acostumando com uma vida infiel. 400 anos depois o Messias viria, mas isso significaria juízo para os ímpios.
2- Na época de Neemias houve um reavivamento em que os dízimos foram novamente redirecionados para que houvesse mantimento para os levitas e sacerdotes, isto é, na Casa de Deus, em Jerusalém. Agora o povo, que se corrompera, a começar pelos sacerdotes mesmo, não mais separavam os dízimos. Isto causava muito sofrimento, talvez não para os sacerdotes mais importantes, que deveriam a esta altura já terem seus jeitos corruptos, mas para os mais humildes e para os milhares de levitas, que viviam em Jerusalém e arredores e em outras cidades, como pobres ou executando funções não próprias deles. Assim sendo é bem provável que não existissem mais tanta ordem no serviço religioso que se formalizara em aspectos que se coadunavam com a falta de recursos para os levitas.

3- Agora o povo estava novamente corrompido. O culto era profanado pelos próprios sacerdotes que ofereciam sacrifícios impuros. O povo estava perdido em seus pecados e esqueciam da fidelidade em todos os sentidos. A corrupção levava cada um a roubar:
- Os sacerdotes roubam a honra do Senhor, oferecendo a Ele sacrifícios impuros.
- Os homens roubavam das esposas legítimas o direito e divorciavam delas, casando-se com mulheres impuras.
- Os patrões roubavam dos trabalhadores o seu salário.
- Os feiticeiros roubavam a Deus o seu culto e ofereciam culto ao diabo.
- Aqueles que tinham diante de si as viúvas, o pobre e o estrangeiro roubavam deles o direito de pequena porcentagem dos dízimos.
- Os levitas, nas cidades e em Jerusalém, assim como, dentre eles, os sacerdotes, eram roubados porque os dízimos não chegavam na Casa de Deus. Assim não podia ser distribuído proporcionalmente àqueles que deveriam viver desses dízimos.
Assim vemos o quadro completo de como estava Judá 400 anos antes de Cristo. Imaginem, então, na época de Cristo, quatro séculos depois!!

2 comentários:

Unknown disse...

Li rapidamente e gostei gostaria de adquirir o livro onde encontra-lo?

Apenas um servo de Yeshua disse...

Muito bom seu blog irmão... faça uns vídeos e poste no You Tube também, porque tem gente com preguiça de ler, e assim, alcançaria mais pessoas com estas verdades. Eu também fui dizimista por 12 anos. Agora cai na real, fazendo uma exegese de malaquias e do sacerdócio levitico em Hb 7