5 - Os Levitas e o Sustento

Os levitas tinham diversos cargos e funções em Jerusalém e outros lugares:

I Cr 23 - Os diversos cargos dos levitas - Ao lermos a Palavra de Deus notamos que os levitas foram sendo aproveitados em todas as funções que giravam em torno do Templo, da adoração e das atividades sacras. Eles precisavam dedicar tempo integral e precisavam ser sustentados. Neste capítulo 23 de I Crônicas vemos que foram contados, na época em que Davi passava o reino para Salomão, os levitas de trinta anos para cima, isto é, quem poderia ser consagrado ao ministério, e existiam 38 mil homens!! Pense no número das mulheres e dos homens com menos de trinta anos!! No verso 4 a 6 lemos : "Destes havia vinte e quatro mil, para superintenderem a obra da casa do Senhor, seis mil oficiais e juízes, quatro mil porteiros e quatro mil para louvarem o Senhor com os instrumentos que Davi fez para esse mister. Davi os repartiu por turnos".

Neste tempo também não se confundia os dízimos e as ofertas. Estes milhares de levitas e sacerdotes tinham de comer e de sustentar as famílias. Por certo os dízimos continuavam a entrar para a tesouraria com o objetivo de dar sustento aos levitas, isto é, que houvesse mantimento na Casa do Senhor!

Quando, no entanto, foi Davi dar início à obra do templo que Salomão levaria adiante, o povo trouxe ofertas voluntárias para ao templo, como lemos no capítulo 29. No verso 9 lemos que "o povo se alegrou com tudo o que fez voluntariamente; porque de coração íntegro deram eles liberalmente ao Senhor". E Davi consagrou ao Senhor e disse: "Porque tudo vem de ti e das tuas mãos to damos (14)".

Abandono dos levitas- Esquecimento dos dízimos - Grande renovação promovida na época do rei Ezequias:

II Cr 29-31 - Passou-se o tempo e eis que, na época que antecedeu ao rei Ezequias o povo havia prevaricado contra o Senhor e esquecido suas leis. Haviam fechado as portas do templo e apagado suas lâmpadas. Onde estavam os levitas e sacerdotes? Provavelmente cada qual havia se desviado de suas funções que não mais existiam e procuravam ganhar algum sustento de alguma forma. Dá para imaginar os que seriam sacerdotes e levitas sem herança, sem pomar para plantarem, sem terras a cultivar, sem gado e tudo o mais, recomeçando um novo modo de vida, "fazendo tendas" por todos os dias da vida, desamparados do povo de Deus.

Quando o povo peca se distancia de Deus. Quando o povo se distancia do Senhor desampara os servos do Senhor, que poderão passar necessidades por causa do pecado do povo. Quando os ungidos também passam a viver em pecado, tudo piora mais ainda.

Então Ezequias faz grande reunião de sacerdotes e levitas e ordena que abram as portas do Templo e restabeleçam o culto e se santifiquem. Depois então faz o normal de se esperar: restabelece a entrega de dízimos e ofertas aos levitas. Em 31:4 e seguintes lemos: "Além disso ordenou ao povo, moradores de Jerusalém, que contribuísse com sua parte devida aos sacerdotes e levitas para que pudessem dedicar-se à lei do Senhor... (6) Os filhos de Israel e de Judá que habitavam as cidades de Judá também trouxeram dízimos... e se fizeram montões e montões..."

Havia tanta abundância que mandou o rei que preparassem depósitos na casa do Senhor e estabeleceu tesoureiros para administrarem o que pertencia aos levitas !! Mantimento na Casa do Senhor é para isso!!

Com o cativeiro babilônico novamente os levitas são esquecidos e os dízimos abandonados. Nova renovação na época de Neemias:

Ne 7:70-72 O povo judeu quando despertado espiritualmente para servir ao Senhor com boa vontade sempre era despertado também para ofertas voluntárias.

Ne 10:32 - Terça parte de um siclo "para o serviço do templo".
Ne 10:35 - Primícias à casa do Senhor
Ne 10:37 - Dízimos aos levitas - "os dízimos de nossa terra aos levitas, pois a eles cumpre receber os dízimos em todas as cidades onde há lavoura."
Ne 10:38 Dízimo dos dízimos dos levitas - "às câmaras da casa do tesouro".

5 comentários:

Alexsandro Monteiro disse...

Seu texto é bom. Depois disso tudo ainda querem enfiar de gargant a baixo a idéia de dizimar pra encher os bolsos desses gângsters do evangelho como sendo bíblico. Infelizmente esse seu texo não vende e não arrecada dinheiro não é mesmo? Assim ninguém nem perde o tempo pra comentar seu texto meu amigo. Mas... Agora pergunta sobre Malaquias todo mundo sabe. (rsrs)

Abraço!

mbginforme disse...

Miguel Barbosa
Tudo bem , você não precisa dar o dizimo basta da cem por centro do que pertence a Deus. Tudo é de de Deus o homem não tem nada , ate a vida do homem pertence a Deus . O dizimo é para aquele que faz parte do reino de Deus, os que nasceram de novo, foram lavado e remido pelo sangue do cordeiro, é para aqueles que estão vivo para Deus . O dizimo é um ato de fé, é voluntariedade. As pessoas ignora que até Jesus tinha um tesoureiro e que as mulheres que servia a Jesus vendia as propriedade e colocava no ministério de Jesus.
poderdavida@hotmail.com

Unknown disse...

Vou m casar com mais umas 3 mulheres tbm kkkk

Adriana disse...

Qual era o sustento dos sacerdotes levitas??

Adriana disse...

Qual era o sustento dos sacerdotes levitas ??